Postagens populares

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Evangelho Lucas 7, 11-17/1Coríntios 12, 12-14. 27-31a - Salmo 99 - Reflexão

18/09/2012 - 3ª Feira
Primeira Leitura

                      


Reflexão

1 Coríntios 12, 12-14.27-31 – “ unidade na diversidade” 

Paulo nos diz que fomos batizados num único Espírito para formarmos um único corpo. Somos membros do Corpo de Cristo, assim sendo, temos em nós também o Seu Espírito. No Batismo, recebemos o Espírito de Jesus que é quem nos torna participantes do Seu Corpo e, nos une e alimenta, para que formemos uma unidade. Todos juntos somos o Corpo de Cristo e, individualmente, somos membros desse corpo. Cada um de nós, porém, com a sua peculiaridade, tem uma função pessoal, distinta. Temos dons diversos uns dos outros, no entanto, precisamos agir em sintonia com a cabeça, que é Cristo. Ao mesmo tempo em que agimos diferentemente, devemos, igualmente, permanecermos ligados com os outros membros nossos irmãos, distintos de nós, mas que trabalham com o mesmo objetivo. Assim como os membros do nosso corpo trabalham em conjunto para harmonia do mesmo corpo, nós somos chamados a atuar conjuntamente para realizar a missão que o Pai nos destinou. Precisamos, então, perceber quais os dons que possuímos em vista da edificação do Corpo de Cristo que somos nós, Sua Igreja. Em uma comunidade, também, somos pessoas que formamos um só corpo e temos os mais diversos talentos. Seremos considerados humildes na medida em que reconhecermos a nossa capacidade e a nossa limitação, assim como também em relação aos nossos irmãos. Os dons mais elevados são aqueles que nos levam a viver mais estreitamente ligados a Jesus Cristo, estando mais próximos Dele e recebendo o Seu direcionamento para que haja harmonia entre nós e os outros membros. Nem todos nós temos todos os dons, mas podemos aspirá-los, isto é, desejar ardentemente possuí-los, como nos ensina São Paulo.



Salmo 99




Salmo 99 – “Nós somos o seu povo e seu rebanho” 

Se, somos povo de Deus, se, fazemos parte do Seu rebanho precisamos dar-Lhe as graças e as honras que Ele merece. Fazemos isto quando nos deixamos dirigir como ovelhas confiantes percorrendo um caminho seguro, o caminho que nos levará até a nossa casa, cantando e entoando hinos de louvor! O Senhor é bom e sua bondade e fidelidade duram para sempre...


Evangelho –  Lucas 7, 11-17 – “o toque da liberdade”




Reflexão
Assim como sentiu compaixão da viúva da cidade de Naim, Jesus continua hoje, olhando para as mães que choram pelos seus filhos “mortos” pelo mundo e continua fazendo milagres no meio do seu povo. A cena descrita nesse trecho do Evangelho retrata fielmente o que acontece no mundo de hoje. Quantas mães também que choram e acompanham o filho “morto” pela falta de esperança, pela droga, pela desarmonia, pelas frustrações! O “caixão” significa para nós tudo o que prende, escraviza e oprime. De uma maneira geral o pecado é o caixão que nos atrela e nos faz parecermos mortos e sem esperança. No cenário descrito por Lucas, Jesus tocou no caixão e ordenou ao jovem que se levantasse e ele sentou-se e falou. Ao tocar no caixão do morto Jesus tocou no que o aprisionava e o impedia de ser livre para caminhar. Assim também Ele faz com cada um de nós que ainda estamos presos nos nossos pecados, isto é, a tudo o que nos impede de caminhar livremente em busca do projeto de felicidade que Deus já traçou para nós. Por isso, mesmo diante da morte precisamos manter viva a chama da nossa fé em Jesus Cristo que está sempre perto e, continuamente, terá compaixão de nós. Peçamos ao Senhor que Ele opere milagres ao nosso redor; que Ele enxugue as lágrimas de todas as mães que choram pelos seus filhos e, ao mesmo tempo, que Ele levante todos os jovens e as jovens que se sentem desanimados (as) pelo peso que o mundo põe às suas costas. Assim, nós também poderemos testemunhar os milagres que acontecem ao nosso redor e anunciar como aquele povo: “Deus veio visitar seu povo”! A fé em Jesus nos faz refletir o que estamos vivendo hoje: - Você tem chorado por alguém que considera sem jeito, como morto? – Você acredita que Jesus tem poder para tocar esta pessoa e libertá-la? Como tem sido a sua oração por ela? – Você tem sido testemunha de milagres? Você tem anunciado aos quatro ventos o que você tem visto Jesus fazer, hoje? 




As reflexões são de: Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho
http://blogdasagradafamilia.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário