Postagens populares

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Evangelho Lucas 4, 16-30 - I Coríntios 2,1-5 - Salmo 118

I Coríntios 2, 1-5 – “a fé se baseia no poder de Deus”

Pregando aos coríntios, São Paulo mais uma vez nos ensina que ter fé não é confiar na nossa própria capacidade, nem nos nossos talentos humanos ou mesmo na nossa intelectualidade e cultura. Tem fé, aquele (a) que se dispõe a ser orientado (a) pelo Espírito Santo de Deus que é quem tem poder para fazer em nós muito mais do que queremos e ansiamos. Não precisamos recorrer a uma linguagem elevada nem tampouco ao prestígio da nossa sabedoria humana para que possamos tocar o coração das pessoas quando falamos de Deus. Quanto mais fracos e impotentes nós nos sentirmos mais poderemos nos apoderar da força e do poder do alto que não supõe nenhuma sabedoria humana. Pela força do Espírito Santo é que nós adquirimos a competência para pregar a Palavra de Deus e dar testemunho de que Ela é vida na nossa vida. A Palavra de Deus é o próprio Jesus que nos apresenta o plano do Pai para a nossa felicidade. Ela é, portanto, o Manual de Instrução que o Espírito Santo nos apresenta. Procuremos, pois, crescer na fé entregando-nos à ação poderosa do Espírito de Deus, o qual operará maravilhas na nossa vida e na vida do mundo, por nosso intermédio. – Você se impressiona com as pessoas muito instruídas e falantes das coisas do mundo? – Você acha que elas são mais poderosas do que aquele que medita com a palavra de Deus todos os dias? – Qual a mensagem que elas lhe transmitem?

Salmo 118 – “Quanto eu amo, ó Senhor, a vossa lei!”

O Salmo 118, na versão Grega (a versão Hebráica é 119), é o maior capítulo da Bíblia e se encontra no centro da Bíblia. Por ser um Salmo muito grande as pessoas geralmente não o leem.  Para além de ser o mais longo salmo, está cheio de riqueza espiritual. O salmista nos faz entender que o seguimento da Lei de Deus é o princípio da nossa sabedoria. Por meio da meditação da sua Palavra nós nos tornamos mais sábios que os “nossos rivais” e os “nossos mestres”. Assim também o cumprimento da lei de Deus nos torna, mais prudentes que os próprios anciãos e, além do mais, nos mantém firmes no bom caminho.




Evangelho de Lucas 4, 16-30



Jesus é o ungido do Pai que veio até nós com a missão de evangelizar os pobres, ou seja, de tornar membro do Reino dos Céus todos os que colocam a sua esperança no Senhor. A sua vida terrena não foi outra coisa senão o pleno cumprimento dessa missão. Ele anunciou a liberdade dos filhos de Deus e a libertação dos cativos do pecado e da morte, curou os cegos, de modo que todos podem enxergar além do mero horizonte da realidade natural, lutou contra todo tipo de injustiça que é causa de opressão e anunciou a presença do Reino da graça e da verdade. Assim, Jesus também nos mostra que é necessário ir à luta, não desistir de fazer valer a justiça e a verdade que Ele veio nos ensinar.
         O nosso empenho está em, primeiramente nos abrirmos ao aprendizado dos ensinamentos de Cristo. O primeiro passo é ler as leituras de cada dia e meditarmos sobre a mensagem que ela nos traz.



Frases de pessoas respeitáveis e famosas 
e de pessoas em geral a respeito da Bíblia

  • Que felicidade a Bíblia proporciona àqueles que acreditam nela! Que maravilhas admiram aqueles que refletem nela! (Napoleão Bonaparte)
  • A alma jamais pode vaguear sem rumo, se tomar a Bíblia para lhe guiar os passos. (Napoleão Bonaparte)
  • A Bíblia não é um livro qualquer, mas sim uma Criatura Viva, com um poder que conquistar tudo que se opõe a ela. (Napoleão Bonaparte)
  • Eu amo a Bíblia, eu leio-a todos os dias e, quanto mais a leio tanto mais a amo. Há alguns que não gostam da Bíblia. Eu não os entendo, não compreendo tais pessoas, mas, eu a amo, amo a sua simplicidade e amo as suas repetições e reiterações da verdade. Como disse, eu leio-a quotidianamente e gosto dela cada vez mais.(D. Pedro II) 
  • Estou ultimamente ocupado em ler a Bíblia. Tirai o que puderdes deste livro pelo raciocínio e o resto pela fé, e, vivereis e morrereis um homem melhor. (Abraham Lincoln)
  • Tão grande é a minha veneração pela Bíblia que, quanto mais cedo meus filhos começam a lê-la, tanto mais confiado espero que eles serão cidadãos úteis à pátria e membros respeitáveis da sociedade(John Quincy Adams)
  • Que o homem progrida quanto quiser, que todos os ramos do conhecimento humano se desenvolvam ao mais alto grau, coisa alguma substituirá a Bíblia, base de toda a cultura e de toda a educação. (Immanuel Kant- Filósofo Alemão)
  • É minha fé na Bíblia que me serviu de guia em minha vida moral e literária. Quanto mais a civilização avance, mais será empregada a Bíblia. (Immanuel Kant – Filósofo Alemão)
  • Livro de minha alma aqui o tenho: é a Bíblia. Não o encerro na biblioteca, entre os de estudo, conservo-o sempre à minha cabeceira, à mão. É dele que tiro o pão para a minha fome de consolo, é dele que tiro a luz nas trevas das minhas agonias. (Coelho Neto)
  • A Bíblia, é o único livro que fala, e que quando é lido, o seu autor está presente! (PSalomao)
  • A leitura da Bíblia nos conduz, não somente a um relacionamento íntimo com DEUS, mas também a um conhecimento realista de quem somos nós. (Sidney Moreira)
  • Para toda criação existe um manual de instruções; a bíblia é o manual da vida.  (wadsonsampaio)
  • Abrindo, lendo e meditando a Palavra de DEUS, certamente, encontrará respostas para suas dúvidas. (Sidney Moreira)
  • A alma jamais pode vaguear sem rumo, se tomar a Bíblia para lhe guiar os passos. (Autor desconhecido)
  • Nunca nos esqueçamos de que a mensagem da Bíblia dirige-se em especial à mente, ao entendimento. (wadsonsampaio)
  • O vigor de nossa vida espiritual está na proporção exata do lugar que a Bíblia ocupa em nossa vida e em nossos pensamentos. (George Muller)
  • A Bíblia deveria ser o livro de cabeceira de todos, principalmente dos pobres e oprimidos, a humanidade deveria sair das futilidades da vida e jamais dar as costas àquilo que explica de onde veio, porque veio, e para aonde vai. (Ivan Teorilang)
  • Se temos um relacionamento com Deus precisamos ler a sua palavra diariamente. (cinira)
  • Como uma bússola, a Bíblia sempre nos orienta à direção correta. (placona)
  • Quando lemos a Bíblia, nossa alma se alimenta da boa Palavra e o espírito pula de alegria. (Sidney Moreira)
  • Não existe nenhum livro que tenha tanta variedade como a Bíblia, nenhum que tenha tanta sabedoria concentrada. Quer se trate de lei, negócios, moral, etc., quem busca orientação pode olhar dentro de suas capas e encontrar luz. (Herbert Hoover) 
  • Permita que a Bíblia preencha sua memória, governe seu coração e oriente seus passos. (regina)
  • Em todas minhas perplexidades e angústias, a Bíblia nunca deixou de me dar luz e forças. (Robert E. Lee) 
  • É impossível escravizar mental ou socialmente um povo que lê a Bíblia. Os princípios são os fundamentos da liberdade humana. (Dorace Greeley) 
  • A Bíblia traz o selo distintivo de sua origem, e uma distância incomensurável a separa de todo competidor. (William E. Gladstone)
  • A Bíblia tem sido a carta magna dos pobres e oprimidos. A raça humana não está em condições de dispensá-la. (Thomas Henry Huxley)
  • A Bíblia não nos foi dada para aumentar nosso conhecimento, mas para mudar nossa vida. (D. L. Moody)
  • Você é o que você come! Alimente-se da palavra de Deus! (cinira)
  • Os livros formam, os homens reformam, o ódio deforma, mas somente a Bíblia Transforma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário