Postagens populares

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Dia de Finados 2012

Leituras:

  • Primeira Leitura: Isaias 25,6a.7-9
  • Salmo 24 
  • Segunda Leitura: Romanos 8,14-23
  • Evangelho: Mateus 25,31-46

Primeira Leitura: Isaias 25,6a.7-9
O Senhor dos exércitos preparou para todos os povos,  Nesse monte tirará o véu que vela todos os povos, a cortina que recobre todas as nações,  e fará desaparecer a morte para sempre. O Senhor Deus enxugará as lágrimas de todas as faces e tirará de toda a terra o opróbrio que pesa sobre o seu povo, porque o Senhor o disse.  Naquele dia dirão: Eis nosso Deus do qual esperamos nossa libertação. Congratulemo-nos, rejubilemo-nos por seu socorro. 



Salmo 24
De Davi. Para vós, Senhor, elevo a minha alma.  Meu Deus, em vós confio: não seja eu decepcionado! Não escarneçam de mim meus inimigos!  Não, nenhum daqueles que esperam em vós será confundido, mas os pérfidos serão cobertos de vergonha.  Senhor, mostrai-me os vossos caminhos, e ensinai-me as vossas veredas.  Dirigi-me na vossa verdade e ensinai-me, porque sois o Deus de minha salvação e em vós eu espero sempre.  Lembrai-vos, Senhor, de vossas misericórdias e de vossas bondades, que são eternas.  Não vos lembreis dos pecados de minha juventude e dos meus delitos; em nome de vossa misericórdia, lembrai-vos de mim, por causa de vossa bondade, Senhor.  O Senhor é bom e reto, por isso reconduz os extraviados ao caminho reto.  Dirige os humildes na justiça, e lhes ensina a sua via.  Todos os caminhos do Senhor são graça e fidelidade, para aqueles que guardam sua aliança e seus preceitos.  Por amor de vosso nome, Senhor, perdoai meu pecado, por maior que seja.  Que advém ao homem que teme o Senhor? Deus lhe ensina o caminho que deve escolher.  Viverá na felicidade, e sua posteridade possuirá a terra.  
O Senhor se torna íntimo dos que o temem, e lhes manifesta a sua aliança.  Meus olhos estão sempre fixos no Senhor, porque ele livrará do laço os meus pés.  Olhai-me e tende piedade de mim, porque estou só e na miséria.  Aliviai as angústias do meu coração, e livrai-me das aflições.  Vede minha miséria e meu sofrimento, e perdoai-me todas as faltas.  Vede meus inimigos, são muitos, e com ódio implacável me perseguem.  Defendei minha alma e livrai-me; não seja confundido eu que em vós me acolhi.  Protejam-me a inocência e a integridade, porque espero em vós, Senhor.  Ó Deus, livrai Israel de todas as suas angústias.



Segunda Leitura: Romanos 8,14-23
Todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.  Porquanto não recebestes um espírito de escravidão para viverdes ainda no temor, mas recebestes o espírito de adoção pelo qual clamamos: Aba! Pai!  O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus.  E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados.  Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada.  

Por isso, a criação aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus.  Pois a criação foi sujeita à vaidade (não voluntariamente, mas por vontade daquele que a sujeitou),  todavia com a esperança de ser também ela libertada do cativeiro da corrupção, para participar da gloriosa liberdade dos filhos de Deus.  Pois sabemos que toda a criação geme e sofre como que dores de parto até o presente dia.  Não só ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, gememos em nós mesmos, aguardando a adoção, a redenção do nosso corpo.


Evangelho: Mateus 25,31-46
Quando o Filho do Homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele, sentar-se-á no seu trono glorioso. Todas as nações se reunirão diante dele e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos.  Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.  Então o Rei dirá aos que estão à direita: - Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo,  porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes;  nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim.  Perguntar-lhe-ão os justos: - Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber?  Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos?  Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar?  Responderá o Rei: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes.  Voltar-se-á em seguida para os da sua esquerda e lhes dirá: - Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos.  Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber;  era peregrino e não me acolhestes; nu e não me vestistes; enfermo e na prisão e não me visitastes.  Também estes lhe perguntarão: - Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, peregrino, nu, enfermo, ou na prisão e não te socorremos?  E ele responderá: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que deixastes de fazer isso a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer.  E estes irão para o castigo eterno, e os justos, para a vida eterna.









Nenhum comentário:

Postar um comentário