Postagens populares

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Evangelho Mateus 18, 1-5. 10/ Salmo 90 - Reflexão



O contexto da afirmação de Jesus no v. 10 é o da importância que se deve dar aos “pequeninos” isto é, àqueles que são mais necessitados de auxílio, quer pela sua pouca idade, quer pela pouca formação, ou inexperiência; é preciso ter um cuidado especial para não os escandalizar. O próprio Deus toma esses pequeninos ao seu cuidado, confiando-os a um Anjo protetor; e esse mesmo Anjo se encarregará também de acusar diante do “Pai que está nos Céus”, cujo “rosto vêem continuamente”, todos aqueles que os levem a pecar. Mas não são apenas os pequeninos, são todos os seres humanos que têm o seu Anjo da Guarda (cf. Heb 1, 14; Lc 16, 22; Catecismo da Igreja Católica, nº 336).




É um salmo que nos fala especialmente da confiança em Deus. Aquele que confia plenamente em Deus, pode se lançar, sem temor, naquilo que lhe é necessário fazer, na certeza de que Ele irá protegê-lo do mal, porque Deus cuida de cada um de nós e nos livra de nos confundirmos, e andar errante,de ser enganado por pessoas perversas, enfim, não seremos abatidos por nenhum mal, porque sempre podemos contar com Seus anjos que nos protegem em nossas andanças. Esta é a atitude de uma criança se lançando nas mãos do Pai amoroso. É isso que Deus espera de nós.

Sou testemunha da verdade das palavras desse salmo. Quando criança fui diversas vezes protegida e até em cobra venenosa, jararaca eu pisei e não fui picada. Vi minha mãe pegar em cobra cascavel e retirá-la dormindo em ninho de galinha de dentro de casa e queimá-la no quintal, no próprio ninho. Quem deu tanta coragem à minha mãe? Pois ela sabia que a cobra cascavel é tremendamente perigosa e mesmo assim fez o que devia fazer para proteger os seus. Muitos sinais da presença de Deus eu testemunhei em minha vida e, a mais maravilhosa foi um grande milagre de ver um irmão de 3 anos ser ressuscitado, tudo isto pela fé de minha mãe. Por tudo o que passei, posso afirmar com certeza: confiar em Deus, e ser como criança jogando-se, sem medo sob a proteção do Pai Eterno é o maior bem que podemos fazer a nós mesmos durante a nossa frágil existência.

Nas palavras deste salmo, está demonstrada a experiência de alguém que viveu Deus em suas entranhas. Aí está  o reconhecimento de uma pessoa que experimentou a fragilidade do homem e, ao mesmo tempo, sua fortaleza na dependência  de Deus, o Senhor que pode tudo. É uma maravilhosa súplica a Deus, mas já conhecendo a resposta. É, também, um, louvor, um agradecimento a onipotência Divina.

 Geovani
02/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário