Postagens populares

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Evangelho 19,41-44 - Salmo 149 - Apocalipse 5,1-10



Primeira leitura: Apocalipse 5,1-10

Eu, João,  vi um livro na mão direita daquele que estava sentado no trono. Era um rolo escrito por dentro e por fora, e estava lacrado com sete selos. Vi então um anjo forte, que proclamava em voz alta: “Quem é digno de romper os selos e abrir o livro?” Ninguém no céu nem na terra nem debaixo da terra era digno de abrir o livro ou de ler o que nele estava escrito. Eu chorava muito, porque ninguém foi considerado digno de abrir ou de ler o livro.Um dos anciãos me consolou: “Não chores! Eis que o Leão da tribo de Judá, o Rebento de Davi, saiu vencedor. Ele pode romper os selos e abrir o livro”. De fato, vi um Cordeiro. Estava no centro do trono e dos quatro Seres vivos, no meio dos Anciãos. Estava de pé como que imolado. O Cordeiro tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus, enviados por toda a terra. Então, o Cordeiro veio receber o livro da mão direita daquele que está sentado no trono. Quando ele recebeu o livro, os quatro Seres vivos e os vinte e quatro Anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Todos tinham harpas e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. E entoaram um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e abrir seus selos, porque foste imolado, e com teu sangue adquiriste para Deus homens de toda a tribo, língua, povo e nação. Deles fizeste para o nosso Deus um reino de sacerdotes. E eles reinarão sobre a terra”.


Salmo 149

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembléia dos fiéis! Alegre-se Israel em Quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei!
— Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória os seus humildes.
— Exultem os fiéis por sua glória, e cantando se levantem de seus leitos, com louvores do Senhor em sua boca. Eis a glória para todos os seus santos.




















Evangelho Lucas 19,41-44
 Naquele tempo, quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: “Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”. 

Reflexão: “Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz!...”
Como na época em que Jesus visitou Jerusalém, Ele visita-nos hoje. É triste constatar que grande parte da nossa sociedade, como naquela época não se dão conta da presença de Deus, porque estão mais preocupados com outros  interesses, ignorando os verdadeiros valores contidos no Evangelho de Jesus, que pode lhes trazer a paz e a felicidade porque tanto anseiam e buscam por caminhos errados.
Para perceber a presença de Deus é necessário abrir o coração e isso é um enorme desafio, porque exige de nós  educar nossa inteligência à espiritualidade, através da escuta com o coração, da Palavra de Deus na oração, no silêncio e na caridade fraterna como prática de vida. A nossa inteligência não pode ser negligenciada: temos que estar em constante busca da verdade através dos ensinamentos que Jesus nos deixou aliados aos sinais que Deus nos indica.
Deus se manifesta de muitas maneiras, através da criação, de todas as formas ligadas a arte, como a música que aguça  a nossa sensibilidade e diversas outras formas nos acontecimentos do nosso dia-a-dia.
É preciso apurar  nossa inteligência para não perdermos a grande oportunidade que Deus nos dá através dos Seus sinais. Como  disse Santo Agostinho: “TENHO MEDO DA GRAÇA QUE PASSA!”


A mesma reflexão em formato de Imagem:








Nenhum comentário:

Postar um comentário