Postagens populares

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Evangelho Mateus 12,46-50 - Lucas 1,46-55 - Zacarias 2,14-17


Primeira leitura: Zacarias 2,14-17

Profecia de Zacarias.


“Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti. O Senhor entrará em posse de Judá, como sua porção na terra santa, e escolherá de novo Jerusalém. Emudeça todo mortal diante do Senhor, ele acaba de levantar-se de sua santa habitação.”



Salmo: (Lucas 1,46-55)
Festa da apresentação de Maria



Evangelho Mateus 12,46-50
Naquele tempo, enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. 

Reflexão:
Jesus indica-nos uma irmandade universal e vai mais além para quem quer ser seu discípulo: é o amor ao Pai que nos uni e é através da vivência do amor entre nós, que nos igualamos a todos . O Pai de todos é um só e é o Seu Espírito que nos dá a todos o sopro da vida que nos permite viver carnalmente. Portanto somos todos filhos do mesmo pai, o Pai que está nos Céus e em todo lugar e somos todos seus parentes, tanto, pai/mãe,irmão/irmã são todos seus irmãos. Para Cristo, o parentesco entre sanguíneos não é o que conta, porque Cristo se expressa de uma forma espiritual, se colocando em pé de igualdade conosco, por que todos somos animados pelo mesmo Espírito que nos dá a vida. Apesar de ser Ele o nosso Mestre Ele quer que o vejamos como amigo, não como servo Seu, como nos indica o Evangelho de São João.
Cristo coloca sempre em evidência a vontade do Pai que está nos Céus, e a vontade do Pai é que o vejamos como modelo a seguir, modelo de amor do Pai, não o patrão, o que julga e censura, mas aquele que nos ama acima de tudo e dá a vida por nós. Esta é a vontade do Pai: que Ele seja o caminho, a verdade e a vida e seguindo este Caminho, na prática do amor, chegaremos ao Pai e seremos uma só família.

Reflexão no formato de Imagem:




Nenhum comentário:

Postar um comentário