Postagens populares

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Evangelho Lucas 5,17-26 - Isaías 35,1-10 - Salmo 84 - A IMPORTÂNCIA DA CURA DO CORPO E A CURA ESPIRITUAL


Primeira leitura:Isaías 35,1-10

Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. Germine e exulte de alegria e louvores. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus.
Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar”.
Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos, assim como brotarão águas no deserto e jorrarão torrentes no ermo. A terra árida se transformará em lago, e a região sedenta, em fontes d’água; nas cavernas onde viviam dragões crescerá o caniço e o junco.
Ali haverá uma vereda e um caminho; o caminho se chamará estrada santa: por ela não passará o impuro; mas será uma estrada reta em que até os débeis não se perderão. Ali não existem leões, não andam por ela animais depredadores, nem mesmo aparecem lá; os que forem libertados poderão percorrê-la, os que o Senhor salvou voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos: cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto. 


Salmo 84
— Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar; a paz para o seu povo e seus amigos, para os que voltam ao Senhor seu coração. Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra. 
— A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus. 
— O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.


Evangelho Lucas 5,17-26

Um dia Jesus estava ensinando. À sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar.
Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembléia diante de Jesus. Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”.
Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema? Quem pode perdoar os pecados senão Deus?” Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: “Por que murmurais em vossos corações? O que é mais fácil dizer: ‘teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘levanta-te e anda’?Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar pecados — disse ao paralítico — eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa”. Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas!” 


Reflexão: A importância da cura do corpo e a cura espiritual
O pecado é um grande empecilho a enxergarmos e viver os verdadeiros valores do Evangelho que Cristo nos ensina. Damos mais importância àquilo que vemos em nossa frente e esquecemo-nos  de que somos corpo e alma. A cura da doença visível aos olhos da ciência e nossos é muito importante e necessária para a nossa dignidade de filhos de Deus, mas a cura espiritual é também essencial. Muitas vezes não damos valor a ela por acharmos impossível a cura espiritual, mas devemos estar cientes de que Cristo veio para curar todas as doenças, mesmo aquelas invisíveis aos olhos humanos. Os pecados sedimentados em nós nos faz doentes de muitas formas e às vezes corremos atrás de curas nos arrastando por anos, sem contudo, conseguir nos livrar, pela falta de reconhecer que a prática do amor pode nos livrar não só dos pecados, mas também de doenças.
Veja o caso do Evangelho: a ação amorosa dos amigos, de se sacrificarem pelo paralítico sensibilizou o mestre a ponto Cristo tomar a iniciativa de curar-lhe primeiro a alma, para dar-lhe a libertação total.
 Quantas vezes assistimos pessoas sendo curadas de suas doenças e permanecerem infelizes e maldizentes com pessoas que as ofenderam terrivelmente no passado, porque não conseguiram praticar o perdão!
Devemos sempre nos confrontar se estamos ajustados ao que Cristo nos ensina. É necessário que busquemos confessar nossos pecados para conseguirmos escalar mais alto e atingirmos a felicidade e a paz tão deseja por todos nós.

   
Reflexão no formato de imagem:



Nenhum comentário:

Postar um comentário