Postagens populares

segunda-feira, 27 de maio de 2013

A Deus Tudo É Possível - Evangelho (Marcos 10,17-27)





Evangelho (Marcos 10,17-27)


10 17 tendo Jesus saído para se pôr a caminho, veio alguém correndo e, dobrando os joelhos diante dele, suplicou-lhe: "Bom Mestre, que farei para alcançara vida eterna?"
18 Jesus disse-lhe: "Por que me chamas bom? Só Deus é bom.
19 Conheces os mandamentos: não mates; não cometas adultério; não furtes; não digas falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe."
20 Ele respondeu-lhe: "Mestre, tudo isto tenho observado desde a minha mocidade."
21 Jesus fixou nele o olhar, amou-o e disse-lhe: "Uma só coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me.
22 Ele entristeceu-se com estas palavras e foi-se todo abatido, porque possuía muitos bens.
23 E, olhando Jesus em derredor, disse a seus discípulos: "Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os ricos!"
24 Os discípulos ficaram assombrados com suas palavras. Mas Jesus replicou: "Filhinhos, quão difícil é entrarem no Reino de Deus os que põem a sua confiança nas riquezas!
25 É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus."
26 Eles ainda mais se admiravam, dizendo a si próprios: "Quem pode então salvar-se?"
27 Olhando Jesus para eles, disse: "Aos homens isto é impossível, mas não a Deus; pois a Deus tudo é possível.


A Deus Tudo É Possível

Jesus não quer colocar o Reino de Deus como algo impossível, inatingível. Ele conhece as nossas fraquezas, o nosso fascínio pelo bem-estar e por desfrutar os prazeres da vida. Não somos os senhores do tempo e temos receio de passar pela vida e ela ser tirada de nós sem que a tenhamos vivido de forma prazerosa.

Como o jovem rico, não queremos abrir mão de certas regalias que o dinheiro nos proporciona. Mas existe o perigo de nos apegarmos demasiadamente ao bem-estar, ao conforto material, nos ocuparmos com nossos interesses em produzir riquezas, por exemplo, como investir melhor e ter uma maior renda, etc., não que seja errado investir, não. O errado é fixar o olhar nesse ponto e nos tornar cegos à realidade à nossa volta. Não percebermos que bem próximo a nós, talvez até um irmão nosso esteja em dificuldades, precisando da nossa ajuda e nós, tão envolvidos com os nossos interesses, não os ajudemos. Ou mesmo não ajudarmos aos necessitados que nada tem apenas por não querer dividir aquilo que achamos no direito de usá-lo como bem entendemos. É este apego que nos impede de viver e até mesmo perceber o Reino de Deus. Este Reino é eterno mas já o podemos viver aqui na terra, levando uma vida leve, feliz e alegre. Mas isso só é possível se formos desapegados das coisas materiais. Quando doamos o nosso tempo e dinheiro a quem necessita experimentamos um contentamento profundo, que nos realiza como ser humano.

Não é possível mesmo ao ser humano, com as próprias forças, se libertar da escravidão da riqueza, só com a ajuda Divina pode-se conseguir forças e possibilitar esse desapego. Quem se mantiver aberto à ação da graça terá acesso à salvação, embora seja tentado a apegar-se às riquezas. A Deus tudo é possível e Ele pode possibilitar se, de nossa parte nos dispusermos a confiar na Providência divina, onde a esperança de obter salvação pode falar mais alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário