Postagens populares

sábado, 4 de maio de 2013

JESUS - CAMINHO, VERDADE E VIDA




Evangelho (João 14,6-14)

Sou o caminho, a verdade e a vida, diz Jesus; Filipe, quem me vê, igualmente vê meu Pai! (Jo 14,6.9)


6 Jesus lhe respondeu: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. 
7 Se me conhecêsseis, também certamente conheceríeis meu Pai; desde agora já o conheceis, pois o tendes visto".
8 Disse-lhe Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta".
9 Respondeu Jesus: "Há tanto tempo que estou convosco e não me conheceste, Filipe! Aquele que me viu, viu também o Pai. Como, pois, dizes: ´Mostra-nos o Pai´.
10 Não credes que estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é que realiza as suas próprias obras.
11 Crede-me: estou no Pai, e o Pai em mim. Crede-o ao menos por causa destas obras.
12 Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai.
13 E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
14 Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei".






Porque JESUS É O CAMINHO, a VERDADE e a VIDA

DEUS mostra e seu rosto..., os seus olhos...,  a sua voz..., isto é, se dá a conhecer, através do conhecimento de JESUS.
— JESUS é o “amor de Deus” que se manifestou humanamente, isto é, numa pessoa como nós, humana, no sentido de se tornar conhecido para que o homem pudesse, livremente desejar, sem imposição, participar de sua família, tendo Deus como Pai.


Quem conhece JESUS, conhece o próprio DEUS.

— As obras que JESUS realiza são as obras de Deus, observe as palavras de JESUS: “o Pai que permanece em mim é que realiza as suas próprias obras.” (v. 10b)


Crer em JESUS é crer em DEUS

Segundo JESUS, as obras que Ele realiza entre os humanos nós também podemos realizá-las, veja: “aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço...”
Não somos nós que realizamos as obras de Deus, é Ele que as realiza, através de nós, mas JESUS é o interlocutor.



O CAMINHO

O primeiro caminho para realizar as obras de Deus está em caminhar, nos mover, sair da inércia, fazer o percurso de ascese (aperfeiçoamento espiritual). Daí a necessidade de nos convertermos. A conversão não acontece de uma vez, é preciso um percurso, um caminho de ascese para atingir a nossa dignidade de filhos de Deus. Do contrário, ficamos apenas no nosso plano e tendemos a nos fracassar sempre (sofrer), até acordarmos para a realidade única, que é a Verdade de Deus. Portanto, esse caminho depende unicamente de cada um de nós, individualmente.

O segundo caminho é permitir que Deus faça, através de nós: deixar Deus ser Deus na nossa vida. Nesse caminho JESUS facilita as coisas, porque temos a Sua palavra para nos orientar. Mas ainda assim, precisamos permitir senão Ele não faz. Se nos manter unidos a JESUS estamos no caminho, se nos afastar, nos perdemos, mas podemos retomar o caminho, porque o amor de Deus sempre nos ajuda a encontrá-lo em qualquer situação a qual nos encontremos. JESUS está sempre disposto a nos guiar, caminhar conosco, mesmo que nos afastemos dele e até o neguemos, porque Nele está o amor de Deus.




O Caminho que JESUS nos faz seguir é um caminho de luz para caminharmos em direção ao céu e para isso ele nos manda o Seu Espírito — o PARÁCLITO — como nosso companheiro de jornada, que nos consola, nos protege, nos dá sabedoria, enfim nos faz caminhar na verdade para não sermos enganados.



A VERDADE

Só existe uma verdade e está no Criador, o Pai. Ele a transmite ao Filho que a transmite a nós. Quando nos equivocamos Deus tem o poder de criar situações diante de nós, usando de todos os meios em nosso ambiente, para percebermos a verdade, porém é sempre o indivíduo que escolhe seguir a verdade ou a mentira. Ninguém se engana, porque a presença do Espírito Santo faz com que a pessoa intua o que é certo e o que é errado. Portanto, se escolhe a mentira e fracassa, não pode culpar ninguém, nem mesmo Deus, como muitos o fazem. Por isso precisamos estar firmes na fé em Jesus que conhece toda a verdade do Pai.  Jesus disse: “permaneçam em mim e eu permanecerei em vós”.


É, através do espírito de Jesus — O PARÁCLITO —, que conhecemos a verdade de Deus, a verdade que nos liberta, que nos direciona a vida, para termos vida plena.


A VIDA

A vida é a plenitude. Não é apenas respirar e poder fazer tudo o que quer, é mais é totalidade. Nessa totalidade está Deus como o gerador da vida. É através do imenso amor de Deus que a vida é jorrada incessantemente. Deus é o único que tem a vida por si só, porque Ele é infinitamente perfeito. Jesus tem a vida por sua ligação extremada a Deus e, por um desígnio de Deus somos chamados também à vida. 
A vida verdadeira que DEUS dá é a paz de espírito quando dela precisamos, que é o consolo na hora da tribulação, o equilíbrio mental quando tudo parece desordenado, a esperança quando parece tudo perdido,  o perdão quando pecamos, enfim a alegria em meio à tristeza, que só é possível estando unido a JESUS.

Embora, enquanto estivermos aqui no mundo, estamos sujeitos às provações, angústias e tribulações, pela fé saímos sempre vencedores e confiantes de que os propósitos de Deus, não o alcançamos, mas podemos entender que em tudo há um propósito de bem, para nosso aperfeiçoamento. O cristão não está imune as adversidades, pois, como disse o próprio Jesus: “No mundo tereis aflições...” (Jo 16.33). Porém, mesmo em meio ao sofrimento, podemos contar com o consolo divino. 



Para termos a vida que Jesus nos propõe precisamos segui-Lo, renunciando aos nossos desejos egoístas e centrar nossas decisões Nele, isto é abraçarmos a nossa vida alegremente, com tudo aquilo que temos o dever de fazer, sem deixar para trás as coisas que nos desagradam, mas abraçá-las também. O Espírito de Jesus sempre guiará a pessoa para fazer o que deve ser feito, desde que el se deixe guiar por Ele. Quem assim vive tem a vida verdadeira e é feliz. 
Em Mateus 16, 26 está um questionamento que deve sempre estar em nossa mente, para não nos deixarmos sucumbir pelas coisas do mundo: “Que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida?”




Nenhum comentário:

Postar um comentário