Postagens populares

sexta-feira, 28 de junho de 2013

ABASTECER-SE DE DEUS - Evangelho: Mateus 8, 1-4 - Salmo 105: Trilhar o Caminho do Senhor



Evangelho: Mateus 8, 1-4

8 1 Tendo Jesus descido da montanha, uma grande multidão o seguiu.
2 Eis que um leproso aproximou-se e prostrou-se diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, podes curar-me”.
3 Jesus estendeu a mão, tocou-o e disse: “Eu quero, sê curado”. No mesmo instante, a lepra desapareceu.
4 Jesus então lhe disse: “Vê que não o digas a ninguém. Vai, porém, mostrar-te ao sacerdote e oferece o dom prescrito por Moisés em testemunho de tua cura”.

Comentário ao Evangelho

ABASTECER-SE DE DEUS

Jesus ia ao monte se abastecer. Orava a Deus e descia de lá, pleno, emanando as misericórdias do Pai. Por onde andava Jesus, e por onde Ele se faz presente hoje, pelo Espírito Santo, Ele  emana Esperança. Por isso os necessitados o procuram e recebem Dele a cura de seus males. As ações de Jesus são caracterizadas como purificadoras porque tem o poder de nos purificar do pecado que é a raiz de todas as impurezas que nos impede de viver a liberdade plena. Jesus nos purifica de nossos preconceitos, de vivermos à margem da realidade e da sociedade, e nos dá a auto-estima necessária para nos sentir amados por Deus, o que nos habilita também a amarmos os outros.
Onde Jesus se faz presente, renasce a esperança e somos beneficiados por Sua grandiosa presença que nos abastece de forças e aflora a nossa humanidade.
O Evangelho nos mostra que as verdades refletidas sobre o monte — a oração e o silêncio —  devem ser praticadas, pois Jesus faz isso, vendo a necessidade de quem dele se aproxima e fazendo o que está ao seu alcance para que o mal seja vencido e todas as pessoas possam ter uma vida digna de filhos e filhas de Deus. Também nós, em nossa humanidade, precisamos nos abastecer das graças de Deus, por iniciativa nossa, mas a exemplo de Jesus, para recebermos as graças que necessitamos e compartilharmos  o Reino que Jesus veio anunciar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário