Postagens populares

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Eucaristia




Eucaristia


Mergulhemos no mistério da Eucaristia: O Senhor Se deu a nós e entregou-Se completamente ao homem, com a finalidade de salvá-lo, salvá-lo de si, dos seus próprios conceitos que o faz debater-se e afogar-se nos problemas e o impedem de ser feliz. Jesus não só se limitou em ser a luz dos povos para iluminar-lhes o caminho, mas se constituiu no próprio caminho para o homem chegar a Deus. E ainda, por uma incrível relação de amor com o homem quis estar sempre com Ele, ser o presente, o maior Dom de Deus ao homem, que se faz presente todos os dias nos sacrários da terra.

A Eucaristia é a maior prova de amor de Deus ao homem, de um Deus que se oferece como alimento espiritual ao homem para ajudá-lo em sua peregrinação pela terra. Apesar disso muitos não consideram a grandiosidade do gesto de Jesus em oferecer  o Seu próprio corpo e sangue como alimento de vida para nós humanos.

Como diz Santo Inácio de Antioquia, desde os primeiros séculos do cristianismo há uma corrente de pensamento que nega que o “Verbo de fez carne”, ou seja, negam que Jesus Cristo é o Filho de Deus, a essência de Deus que assumiu a natureza humana. E isto tem conseqüências na Eucaristia, o culto que Jesus instituiu e pediu, ordenou que fizesse em Sua memória: o Pão seja o Corpo de Cristo e o Vinho seja o Sangue de Cristo:

"Por isso ficam longe da Eucaristia e da oração, porque não querem reconhecer que a Eucaristia é a Carne do nosso Salvador, Jesus Cristo, o qual padeceu pelos nossos pecados e o qual o Pai, na Sua bondade, ressuscitou.
(Inácio de Antioquia, da Síria (bispo entre os anos de 68 e 107), discípulo do apóstolo João, também conheceu Paulo e foi sucessor de Pedro na igreja em Antioquia fundada pelo próprio apóstolo. Segundo Eusébio de Cesareia).

Assim, sem se dar conta, negam o dom precioso de Deus para ajudá-los e ficam sem receber os benefícios desse maravilhoso presente de Deus. Se as pessoas se dessem  conta disso, do quanto pode ajudá-las em sua vida, não deixariam de participar da Eucaristia. Talvez as pessoas considerem isto muito simples e banal e por isso não valorizam muito. É de fato simples, e mostra o quanto Deus é simples em Sua maneira de manifestar à nós humanos, mas não é banal é o verdadeiro corpo e sangue de Cristo que nos alimenta espiritualmente, nos ajuda a fazer as nossas escolhas acertadas, nos ajuda e caminharmos alegres pela vida apesar de tantas dificuldades que enfrentamos, nos faz ser agradecidos por cada situação de nossa vida. Sem a Eucaristia às vezes a cruz é demasiadamente pesada e difícil de enfrentar o nosso cotidiano, basta-nos a presença de Cristo para nos sentir abastecidos. Ele próprio nos chama: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o peso leve de minha carga e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque a minha carga é suave, e meu fardo é leve" (Mateus 11,28-30).  Sim, com Ele o que parece impossível se torna possível e se torna graça e até milagre que nos surpreende.

Infelizmente, o ceticismo, assim como o relativismo religioso e a dessacralização têm se instalado cada vez mais no coração das pessoas, que ainda são tomadas pelo comodismo não encontrando tempo em suas agendas para ir ao encontro de Deus na simplicidade de uma partícula que são consubstanciadas nas Santas Missas.

“– Isto é o meu Corpo que será entregue por vós” “... Este é o cálice do meu Sangue... Tomai todos e comei...”
“– Minha Carne verdadeira comida, meu Sangue verdadeira bebida”.   

Em apenas uma hora nos domingos, uma vez por semana podemos ficar abastecidos por toda uma vida, com o pão do céu. É Deus que vem a nós, não é um simples pedaço de pão, uma mistura de água e trigo aquela partícula, é o verdadeiro corpo de Cristo que transforma a nossa vida. Mas deve ser respeitado como tal, não devemos ir buscá-lo só quando nos sentimos motivados, porque Deus é amor, mas é justo acima de tudo e sabe das intenções e motivações do nosso coração. Não podemos nos permitir que o acaso torne uma prática esporádica, deve ser uma firme decisão de seguir a Cristo e caminhar com Ele do nosso lado, senão não sentiremos os efeitos do amor de Cristo em nós. 

Imaginem a maravilha que seja encontrar Jesus... Agora pensem que podemos encontrá-Lo sempre que desejamos, que Ele está ao nosso dispor. São milhares os sacrários em toda a terra, mas há aqueles que de uma forma especial Jesus se faz presente: nas Igrejas Católicas de todo o mundo. Ele está ali e nos espera para derramar o Seu Divino Amor sobre cada um de nós para nos ajudar e dar um sentido pleno em nossa vida, basta que o reconhecemos e nos aproximemos.  Aqueles que vivem essa experiência sabem muito bem o que representa acolhê-Lo e receber a paz que nada no mundo pode nos dar. Por isso quando passar por uma igreja e a porta estiver aberta entre e se poste diante Dele no Sacrário, basta estar ali por alguns segundos e  O levarão consigo, Ele não está lá inerte, todos que O procuram recebem da Sua misericórdia e O levam consigo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário